Slow Fashion


A pouco tempo começamos a ouvir muito as palavras, consumo consciente, minimalismo e slow fashion e não é por a acaso, todas essas palavras estão ligadas a uma tendencia de comportamento. Muitas pessoas estão cansadas de ver tantas tendencias de moda serem lancadas a todo momento e já nem sabem mais o que comprar ou do que realmente gostam.
Outras estão cansadas de tanto consumismo e de terem seu valor medido pelos bens que possuem ou que pessoas estão preocupas pra onde está indo todo esse lixo que produzimos e quem está produzindo os bens que compramos?

E a tendencia de comportamento da qual estou falando é o tal do consumo e produção consciente.As pessoas não estão só preocupadas em consumir de maneira consciente mas também tem muitas empresas preocupadas com o impacto que causam no meio ambiente e na sociedade de forma geral é ai que entra o slow fashion.


Eu já falei um pouco sobre minimalismo AQUI.

 Slow Fashion é uma maneira mais consciente de consumir moda, seria o contrario de Fast Fashion.

Fast Fashion são lojas que estão sempre lançando novas tendencias e que produzem uma quantidade absurda de peças e coleções durante todo o ano, fazendo com que as pessoas comprem sempre algo novo porque tem sempre novidade nesse lojas. E toda essa rapidez na produção das peças tem um preço: tecidos de baixa qualidade, peças mal costuradas e muitas vezes frutos de trabalho escravo. Já que algumas dessas marcas tem preços bem acessíveis e outras nem preço acessível tem, mesmo assim as pessoas compram por serem marcas que estão há anos no mercado.

C&A, Renner, Zara e Riachuelo são exemplos de lojas FAST FASHION.

 Sobre o envolvimento de marcas com trabalho escravo:

20 marcas da industria têxtil que foram flagradas fazendo uso de trabalho escravo.

Riachuelo vai pagar pensão a costureira que coloca 500 elásticos por hora.

Slow Fashion são marcas que tem uma produção mais lentas, além de serem lançadas poucas coleções durante o ano o numero de peças também é reduzido. Geralmente são marcas pequenas muitas vezes com mão de obra artesanal ou até mesmo peças feitas sob medida. Dentro do universo slow  tem a preocupação com a origem da matéria prima e da  valorização da mão de obra. Além do responsável pela marca acompanhar o todo processo, sendo assim, a alta qualidade desses produtos é praticamente 100% garantida e isso acaba deixando o produto mais caro.

Algumas marcas slow fashion que não são muito caras: basico.com,Não Vivo Semtudo orna

Veja também: 6 marcas slow fashion que você precisa conhecer


GRAVEI UM VÍDEO FALANDO SOBRE O ASSUNTO TAMBÉM.




           E você o que pensa sobre esse assunto?
    Siga-me nas redes sociais: FACEBOOK / INSTAGRAM / GOOGLE+/YOUTUBE

Comentários

Postagens mais visitadas